Setembro tá aí, e com ele vem uma campanha super importante. Pra começar essa semana, vamos falar sobre o Setembro Amarelo, mês da conscientização sobre a prevenção do suicídio, e a campanha Todo Inverno Acaba, criada para arrecadar fundos para doação ao CVV (Centro de Valorização da Vida). Essa campanha está sendo feita no Catarse e também através de uma série de eventos aqui no Rio de Janeiro durante a terceira semana do mês.

De acordo com André Teixeira, um dos idealizadores, a criação desse projeto foi influenciada pela morte do seu irmão, Daniel Teixeira, que cometeu suicídio aos 33 anos de idade por conta de uma forte depressão, deixando pra trás dois filhos, dois irmãos e os pais. Após duas tentativas de suicídio, Daniel criou uma página no facebook chamada Suicidas Desanonimos, onde tentava ajudar seus iguais dando suporte através de mensagens de carinho e também divulgando dados sobre o tema.

A campanha funciona da seguinte maneira: através de apoios e parcerias com estabelecimentos, produtores e DJs, os idealizadores (André Teixeira, Elisa Possas, Marcela Porto e Marfelo Lacerda) irão promover eventos pela cidade do Rio que possam contribuir com a visibilidade e a conscientização a respeito da saúde mental e prevenção do suicídio. Todos os fundos dos eventos virão através de doações voluntárias e da venda de ingressos e produtos, e o lucro dessa campanha vai ser doado ao CVV.

A agenda de eventos do projeto começa a partir do dia 17 de setembro e vai contar com mesas redondas e debates acerca do tema e também com uma programação cultural bem variada. Você pode conferir a agenda completa de eventos do Todo Inverno Acaba no evento deles no facebook .

Essa campanha é super importante pra ajudar a desmistificar o tema da saúde mental, que ainda é muito pouco discutido e visto como tabu por grande parte da nossa sociedade. Pra você ter uma noção, entre 2012 e 2017 houve um aumento de quase 12% na taxa de suicídios no Brasil e, segundo a OMS, a taxa de incidência de depressão no nosso país é de 5.8% da população – isso representa 11,5 milhões de brasileiros que sofrem com essa doença.

Apesar do tema ter ganhado maior visibilidade na mídia nos últimos tempos por conta das mortes de pessoas famosas, ainda é um assunto evitado a todo custo e apenas abordado quando já é tarde demais. A campanha Todo Inverno Acaba procura tornar esse debate algo frequente para gerar uma conscientização conjunta da sociedade como um todo juntamente daqueles que sofrem com depressão, ansiedade e outros transtornos que podem levar ao suicídio.

Você pode conferir as redes sociais do projeto aqui:

Facebook

Instagram

Se você está lutando contra a depressão ou contra pensamentos suicidas, ligue 188 e procure ajuda.

Sua vida importa.