Olá, querido e belo leitor! Voltei com mais uma dica para enfrentar a vida adulta! Já falamos de como lavar roupa, pintar parede e hoje o post é especialmente para todos que estão começando a vida adulta ou estão enfrentando problemas para manter a casa linda e bela sempre. Vocês já tiveram a impressão de que a a guerra contra a sujeira e a desorganização nunca acaba? Bom, depois deste post você pode ter certeza que as coisas vão melhorar (eu acho).

mrs. doubtfire dancing GIF

A primeira coisa que eu aprendi ao morar sozinho foi que, se eu não parar um tempo para dar aquela geral na casa, ela não vai se arrumar sozinha. Por isso, quase todo domingo eu separava algumas horinhas do dia para enfrentar a vassoura e o pano de chão. E quando eu falo isso, me refiro a tirar os móveis do lugar, limpar debaixo da cama e reorganizar a despensa e armários. Querido leitor, pode parecer algo cansativo e adiável, mas vai por mim, nada como um ambiente em ordem para melhorar o seu dia!

Não vou seguir mantras e nem dicas de livros, mas sim compartilhar o que funcionou pra mim, porque modéstia à parte (cof cof), minha casa é toda arrumadinha. Então vamos lá, hora de erguer as mangas e colocar a mão na massa!

1. Raio X: Para começar, você vai passar pela casa fazendo uma análise de tudo que pode estar fora do lugar. Pega sacos de lixo e vai catando tudo que que não serve ou que tá sujo e vai separando.

  • Pega todas as roupas sujas e leva pro cesto.
  • Vai botando tudo que é lixo aonde? No lixo!
  • O que for louça suja, leva pra cozinha.
  • O que tiver que estar na gaveta, coloca na gaveta. Mas não é pra enfiar de qualquer jeito não. Coloca dobradinho e arrumado!
  • Libera as superficies! Mesa, pia, criado-mudo e demais móveis de apoio precisam estar livres que cacarecos desnecessários.

season 2 cleaning GIF by The Good Place

2. Começar por cima: Feito toda a seleção e distribuição dos objetos deslocados,  agora é hora de se equipar do famoso paninho e produtos de limpeza. Vamos juntos, ao som de uma boa música bem breguinha, limpar as mesas, bancadas, estantes, aparelhos eletrônicos e tudo menos o chão! Vai por mim, não começa pelo chão, porque toda a poeira e sujeira vai cair nele e você vai ter que limpar duas vezes.

PS: vale colocar a maquina de roupa pra bater e já deixar toda a louça lavada e guardada.

clean up cleaning GIF by Bubble Witch

3. Agora chegamos ao terceiro passo, e se você chegou até aqui, meus parabéns, e sinto muito. Porque pra mim, essa é a parte mais chata: varrer e passar pano. Sim, passar um pano no chão é a garantia, a cereja no topo, a medalha de ouro para todos que se propuseram a varrer antes. Honre essa etapa e seja um adulto digno de aplausos e elogios da titia que só aparece no Natal.

4. Sentar na cadeira da sala, apreciar a música escolhida e se sentir orgulhoso de estar em um lugar tão limpo e organizado. Cuidado com os efeitos colaterais! Muitas vezes você vai se irritar com aquela visita que chega toda descuidada ou não vai querer que ninguém toque em nada.

Mas lembre-se que, agora que o grosso foi solucionado, o x da questão é cuidar diariamente do seu espacinho e não deixar a preguiça te fazer voltar ao limbo da bagunça. Um pouquinho de cuidado todo dia te poupa de um trabalhão no futuro.

Espero que vocês tenham curtido essas simples dicas e eu gostaria muito de saber o que você faz para cuidar da sua casa! Comenta aqui e não esquece de compartilhar seu canto favorito na nossa hashtag #blogcariocando.

Até o proximo post!