Dando sequência ao quadroQual a boa?, hoje eu vou falar sobre o Empório Jardim. Eu não sei vocês, mas eu sou maluca por café da manhã. Do café da manhã mais simples ao mais sofisticado eu amo tudo, eu amo aquele cheirinho de café coado de manhã, o som do pão na chapa com manteiga fazendo tsss, o ovo com a gema mole escorrendo pela torrada, o sabor e a sensação de acolhimento da primeira refeição do dia… eu amo absolutamente tudo em relação ao café da manhã. Inclusive, acho que puxei isso da minha mãe.

Desde que me entendo por gente, sempre que eu viajava com meus pais a parte da viagem que mais parecia empolgar minha mãe era o café da manhã. Ela sempre me acordava cedinho pra aproveitar o máximo possível os cafés da manhã servidos nos hotéis que a gente ficava. Mesmo quando não tinha café no hotel, essa refeição não passava em branco: ainda me lembro até hoje da baguete recheada com queijo, presunto e tomate que meu pai comprou numa patisserie em Paris pra gente comer de manhã. E olha que eu só tinha 6 anos.

Essa memória afetiva ligada à alimentação e, mais especificamente, ao café da manhã, foi resgatada ontem. O time do Cariocando foi convidado pra conhecer a padaria, bistrô e delicatessen Empório Jardim, no Jardim Botânico. Fundado pelas sócias Branca Lee (fiquei animada por descobrir essa xará), Paula Prandini e Iona Rothstein em 2014, o Empório Jardim já ganhou três vezes o prêmio da Revista Época e do caderno Zona Sul d’O Globo. Esse ano também recebeu pela primeira vez o prêmio de Melhor Café da Manhã do Brasil, pela Revista Prazeres da Mesa.

Hoje em dia o Empório Jardim possui 3 casas: uma no Jardim Botânico, a primeira e a qual visitamos, uma no Instituto Moreira Salles, aberta em 2016, e uma aberta em junho desse ano em Ipanema. Já deu pra ver que esse trio não tá de brincadeira, né? A Branca contou pra gente que a Paula e a Iona assinam os menus de todos os restaurantes, que são praticamente iguais, salvo pequenas modificações, e mantêm a mesma linha: café da manhã servido o dia inteiro. O diferencial? Não tem esse negócio de combo de café da manhã, você pede o que quiser e monta seu próprio combo de acordo com o seu gosto. 

 

Agora vamos à minha parte favorita: o que a gente comeu no Empório Jardim? Exploramos o menu de café da manhã e também o menu de almoço/jantar. Como todos os pães da casa são artesanais e de produção própria, não podíamos deixar de experimentar. A gente pediu o Pão do Jardim (cereais e sementes de abóbora) acompanhado da manteiga da casa (com figo) e geleia de frutas vermelhas também da casa, tudo uma delícia. Ainda experimentamos o Pão de Queijo gruyére e três tipos de croissants: tradicional, brie com damasco e chocolate belga. Pro pão de queijo e pra esse último croissant simplesmente me faltam palavras. Foi o melhor pão de queijo que eu já comi. Na vida. Não tô nem brincando ou exagerando.

 

Continuando a experiência gastronômica, pedimos também Croque Monsieur (facilmente um dos melhores que eu já comi na vida) e Ovo Beneditino com salmão defumado (sim, a gente ama comidinha de brunch). Não posso deixar de lembrar que sim, TODOS os pães do cardápio são de produção própria, incluindo o pão de forma do Croque Monsieur e o brioche do Ovo Beneditino. Sinceramente? Você sente o cuidado e a dedicação em cada pedacinho.

 

Você acha que acabou? Nananinanão. Do cardápio de almoço e jantar, a gente quis experimentar duas entradas: Steak Tartar com salada e fritas e Burrata com confit de tomate e rúcula. Gente, na boa, vocês não tão entendendo o que foi experimentar essas delícias. Além de obviamente super fotogênicas, essas entradas não perdem pros pratos de café da manhã, não! Um segredo nem tão secreto assim: eu nunca tinha provado Steak Tartar, essa foi minha primeira vez… e não poderia ter sido melhor. E sobre a burrata? Não tenho palavras, a focaccia (também produzida pela casa) foi o acompanhamento perfeito pra esse queijo que derrete na boca.

 

Como o Empório Jardim também é super famoso pela sua patisserie, a gente não podia deixar de experimentar os doces. Eu já era uma amante da Torta de Chocolate Belga (com praliné de avelã) do Empório, então fiz questão de pedir essa pra todo mundo ficar viciado junto comigo e não deu outra. Além dessa torta absurda, pedimos também uma fatia de Bolo de Mirtilo, simplesmente espetacular, e a chamada Torta Ópera, de chocolate com café, perfeita pra quem ama mesclar o sabor forte do café com a doçura do chocolate.

 

Além de todas essas preciosidades culinárias, a casa também assina algumas bebidas do menu, como o Mate do Jardim (feito em casa com um toque de maracujá). Também pedimos suco de laranja, chocolate quente de chocolate belga e cappuccino de chocolate.

 

Lá você também vai encontrar alguns produtos da casa à venda, como os pães e cookies, tudo 100% artesanal.

 

Além do cardápio sensacional, o Empório Jardim também oferece um serviço impecável e um ambiente delicioso e confortável. Eu realmente me senti em casa lá. Sentimento que parecia estar presente em cada um dos clientes da casa, principalmente das várias mamães que vimos lá com seus bebêzinhos. Foi toda a combinação da comida+serviço+ambiente que me fez resgatar memórias afetivas que já estavam escondidas num cantinho da minha cabeça.

Pra fechar esse post eu gostaria de agradecer a Branca (e toda a equipe do Empório Jardim) em meu nome e do time Cariocando, por ter nos convidado, nos recebido tão bem e ter sido tão gentil e solícita com a nossa equipe durante todo o tempo que estivemos lá. Com certeza foi uma experiência que vamos querer repetir, mas da próxima vez, quem sabe, um fim de tarde bebendo Aperol no IMS? Inclusive, já marquei de levar minha mãe, grande amante de cafés da manhã, pra ir comigo no Empório Jardim curtir um brunch. E aí, te vejo lá? ;)

P.S. Quer saber mais sobre o Empório Jardim? Você encontra todos os detalhes aqui no site deles.