Se você, assim como eu, é ligado em moda, deve ter visto por aí muita gente falando sobre o armário-cápsula (ou capsule wardrobe), e é sobre isso que eu vim falar hoje. Pra podermos começar a entender esse movimento, precisamos envolver a concepção de que menos é mais.

Nos dias atuais o slow fashion e o estilo minimalista já fizeram seu marco no mundo da moda e, com a maior divulgação da moda sustentável, é seguro dizer que a tendência é de que ocupem um espaço cada vez maior.  Ao levar isso em consideração, começaram a surgir diversas ideias de adaptação, e o armário-cápsula é uma delas, que propõe nada mais nada menos que a montagem de um guarda-roupa com a quantidade de peças reduzidas. Um dos que mais teve divulgação foi o Project 333, que é um armário composto por 33 peças para ser utilizado por 3 meses, e há versões que agrupam desde 24 até 5o peças, sendo que essa poderia ser usada por até 1 ano.

 

Como montar o seu armário-cápsula

Ao montar o seu armário, tem várias coisas que devem ser levadas em consideração, como por exemplo, a estação do ano e as coisas que você costuma fazer no seu dia-a-dia. Fora isso, tem umas dicas que talvez facilitem o processo, dá uma olhadinha:

1.Defina seu estilo: Você faz a linha mais casual e despojada ou prefere manter o estilo mais classy? é essencial definir isso antes de escolher suas peças, tendo em vista que elas vão ditar seu estilo durante um longo período de tempo.

2.Escolha os tons: Tente manter os tons mais neutros possíveis, com apenas peças-chave e acessórios mais coloridos.

3. Padrões e formas atemporais: Sempre vai ter aquela estampa que é tendência na época, mas ao montar o seu armário, é importante priorizar aquelas que estão sempre na moda, como por exemplo, listras.

Escolheu? Bom, depois disso é viver com esses itens por 3 meses, sem comprar nenhuma peça de roupa. As compras só serão feitas depois de passado esse tempo, e o objetivo e você ter entendido o que precisa comprar e o que não precisa e ainda ter entrado em contato com seu estilo real. É importante saber que montar o armário-cápsula pode ser complicado de primeira, então não se desespere, com o tempo você vai aperfeiçoando e descobrindo oque você realmente usa ou não.

 Vantagens do armário-cápsula

Ao pensarmos nas vantagens do armário-cápsula, podemos ir além os benefícios  pessoais e falar sobre os impactos que esse estilo de vida proporciona ao meio ambiente. Já falamos algumas vezes aqui blog sobre o impacto negativo que a indústria da moda exerce sobre o meio ambiente, e ao adotarmos esse método minimalista, além de pouparmos tempo ao nos organizamos melhor, poupamos tambem dinheiro, pois não há a compra desenfreada, ajudando também o nosso planeta.

Se sentir bem vestido também é um “efeito colateral” do Armário Cápsula, porque tudo combina entre si, todas as peças valorizam sua imagem e está tudo dentro do seu estilo pessoal – sem nada que você tenha comprado porque achou lindo no manequim ou só porque tava na liquidação.

 Se desfazendo do que não entrou

Montou seu armário incrível e viu todas aquelas roupas que você não pretende usar mais?

Doar – A mais óbvia! Você pode entregar diretamente para famílias ou comunidades que precisam ou até doar para bazares que as vendem para arrecadar dinheiro para caridade, ação bem comum em centros espíritas.

Repassar para a sua rede – Chame as primas, as colegas de trabalho e as amigas para avaliarem se as roupas que você não usará mais serão úteis para elas. Na verdade, esse é meu primeiro passo antes de doar.

Venda – Em lojinhas online ou para brechós! Mas lembre-se que nesse caso as peças devem estar em ótimas condições.

Espero que tenham gostado das dicas, e que consigam montar e usufruir do armário-cápsula de vocês.