Olá, queridos e  belos leitores do Blog Cariocando,

Cá estou eu de volta trazendo um daqueles posts essenciais para nossa futura (ou atual) vida adulta. Já falamos sobre lavar roupa direitinho, pintar parede, espaços verdes e agora o foco é na organização das nossas bugigangas.

“Aiii que chato, lá vem ele falar de arrumar as coisas”. Pode parando por aí, porque depois dessas dicas fáceis, práticas e rápidas você vai querer deixar tudo arrumadinho e lindo sempre! Imagina que lindo não precisar ficar que nem um louco atrás das coisas e saber direitinho o que tá faltando em casa. Seria um sonho? Não, vai ser realidade.

1. Cantinho da Limpeza

Sim, meu amado leitor, você vai começar a juntar todos os produtos e paninhos de limpeza em um único lugar, preferencialmente bem longe da sua despensa de comida. Limpeza é limpeza e comida é comida, nada de misturar as duas coisas num ambiente só para preservar melhor as coisas que você ingere.

Toda vez que você precisar limpar uma coisinha não vai ficar louco atrás do perfex, ou atrás do produto de limpeza etc etc. Depois dessa, sua vida já vai ficar mais tranquila. Confia.

 

2. Despensa

Já falamos que não se mistura comida e produto de limpeza, ne? Agora vamos pensar em como organizar a sua comidinha. Eu particularmente preciso separar por setores que combinem com meu dia-a-dia, ou seja, eu separo massas, arroz e alimentos nesta vibe em um lado. Depois coloco tudo que for enlatado em um lado específico separados por coisas doces, vulgo leite moça e afins, a coisas não doces.

Alias, vale lembrar e pedir encarecidamente que você não se torne (ou continue sendo) aquela pessoa que deixa os pacotes grandes na frente dos pequenos. Porque senão a gente acaba comprando de novo o mesmo produto mil vezes sem precisar e só vamos descobrir que tinha uma caixinha de chá lá no fundo da despensa anos depois.

3. Potinhos

Melhor do que guardar os produtos nas embalagens que rasgam, que tal colocar em potinhos de vidros separados e que vão preservar melhor seus produtinhos e ocupar bem menos espaço, hein? Essa prateleira pode ser sua, se você começar a mudar as coisas.

4. Cestos e caixas

Saindo do quesito comida e limpeza, vamos para os quartos e salas! Queridoooo leitor, pega tudo que tiver atochado, entulhado, empoeirado nos armários e cantinhos da casa e pensa bem se você precisa dessas coisas a curto, médio ou longo prazo. Tudo que eu não uso com frequência ou só quero arquivar, como fotos de família e cadernos antigos, coloquei em caixas e deixei no armário.

Já o que você quiser a curto prazo, separa e guarda em outras caixas que ficarão visíveis e ao alcance de suas mãos facilmente.

 

5. Caixa de remedios e curativos

Eu odeio ter que precisar remédios, mas as vezes é necessário, assim como eu odeio me machucar, mas às vezes acontece. Então a melhor coisa nessas horas é saber que vai ter uma caixinha com uma série de coisas úteis para nos ajudar, não é mesmo? E se você mora com outras pessoas, faz uma caixinha coletiva da casa. Ai todos podem contribuir e cuidar juntos para que não falte nada.

 

6. Ganchos

Para finalizar nossa listinha de coisas, vamos falar dos maravilhosos, práticos, discretos e fortes ganchos! Eles servem para quase tudo! Você pode colocar atras da sua porta para guardar algumas mochilas e bolsas, pode comprar alguns menores para guardar seus acessórios como bolsas e brincos, pode até usar para guardar chaves e dependendo do formato, servem como apoio para plantinhas!

Dê uma chance pro gancho e ele vai entrar na sua casa e mudar sua vida para melhor.

Se você achou a listinha grande pra se organizar, sorteie um desses e aplica em sua casa, ok? Depois não vem dizer que eu estava com razão porque eu sei que você vai se sentir mais organizado depois desse post.

Caso você esteja se perguntando, dessa lista eu já fiz 5 coisas de 6.

Até o próximo post,

Vitor José