Escrever sobre amor próprio é um exercício de autocrítica que eu gosto muito de fazer. Já escrevi um texto sobre isso aqui no blog antes, e acho a listinha bem útil pra quem tem dificuldade de gerir essa auto-estima assim “do nada”. E é difícil. Principalmente depois de anos de auto depreciação. Acontece que, mesmo depois de um tempo se sentindo bem, com o amor próprio nutrido, se a gente não faz manutenção, os hábitos antigos voltam. O dia a dia é massante e a exaustão muitas vezes acaba rachando a gente mais uma vez.

Eu, por exemplo, me considero uma pessoa com uma auto estima mediana. Gostaria que fosse maior, mas me sinto orgulhosa porque já foi infinitas vezes pior. Mas a rotina é corrida, os prazos são curtos e as exigências altas, as vezes eu me esqueço. E não posso. Então, até como exercício pra mim e dicas pra vocês, resolvi criar esse manual da “boa rotina”. Reunindo rituais de cuidado e atenção que não deveriam ser negligenciados do nosso dia-a-dia. Não é necessário fazer tudo da lista, você aplica à sua vida o que te apetece.

1-  Começou o dia: tenta acordar com o despertador.

2-  Lava o rosto.

3-  Toma um café da manhã gostoso, senta, pega um livrinho ou coloca uma música pra te acompanhar. No Spotify existem umas playlists ótimas de manhã.

4-  Se arruma com calma, escolhe a roupa que te deixa confortável, passa um batom se quiser, ou arruma as sobrancelhas. Faça aquele ritualzinho estético que te faz sentir bem. Outra coisa, analisa o tempo, pega o casaco se precisar ou um guarda-chuva pra você não passar aperto.

5-  Da pra ir pro trabalho andando? Mesmo que demore mais um pouco, vai.

6- Dá pra ir de metrô ou ônibus? Às vezes é uma alternativa melhor que carro. O trânsito do Rio é muito complicado, e no ônibus você pode ler um livro ou falar no celular etc.

7-  Chegando no trabalho: dá bom dia pras pessoas. Viu a colega de baia com um vestido super bonito? Elogia! A alegria que vem de um elogio é contagiante.

8- No trabalho: se orgulha das coisas bem feitas que você realizou. Nem todo mundo faria como você. E tenha paciência com as pessoas, nem todo mundo é como você.

9- Vai lanchar. Dá uma andada, não come na mesa, vai ver o sol se pôr.

10- Tenta encaixar algum exercício na sua rotina: se você é uma pessoa matinal, de manhã, se for igual a mim, vai à noite, saindo do trabalho. Não precisa correr na esteira. Faz uma aula de dança, ou natação, já tentou alguma luta?

11- Se você trabalha com computador: tenta ficar um pouco longe do facebook.

12- Falando em celular: tenta ao máximo se desligar dele. Principalmente do instagram. É legal e tal, mas aquele feed infinito em excesso não é saudável.

13-  Saindo do trabalho: encaixa algum prazerzinho seu. Seja pegar um cineminha, ler um livro, passear de bike ou ficar em casa fazendo carinho nos seus gatos.

14- Um bom banho. Pode ser pelando, como o meu, ou gelado. Já li por aqui que existem benefícios nos dois.

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15- Tenta dormir cedo. Você vai acordar mais bem disposta e revigorada.

Eu sei que metade da lista parece bobagem, mas te garanto que são as pequenas atitudes de auto amor que fazem a gente se sentir bem com a gente mesmo. Experimenta essas dicas e vê se seu dia não foi bem mais gostoso, mesmo sem nenhum grande acontecimento.