Vamos quebrar tabus e falar sobre algo que acontece todo mês com nós mulheres? Na menstruação o uso de absorventes torna-se indispensável e nós mulheres consumimos em média 10 absorventes descartáveis por ciclo menstrual. Cada um tem como matéria prima árvores (celulose) e petróleo (plástico) que, com uma produção acelerada, acaba causando um impacto ambiental estrondoso. Além disso, após uso, o produto pode ser despejado em aterros sanitários e lixões criando quantidades (mais que) significativas de resíduos. 

Ultimamente tem se debatido muito a respeito do consumo de qualquer tipo de descartável (canudo, copo, guardanapo) e seus impactos ambientais. E por isso, cada vez mais o consumidor está se conectando com ideais sustentáveis, entendendo a consequência de seus atos de consumo e exigindo do mercado novas alternativas. No caso dos absorventes, há três diferentes opções, das quais não apenas são ‘eco friendly’ mas também visam o bem estar garantindo conforto e praticidade. Vamos a elas?? 

 

  1. Coletor Menstrual 

O coletor menstrual é feito de silicone, reutilizável, podendo durar até 10 anos. Na menstruação ele é inserido na entrada da vagina e pode ficar até 12h sem trocar.

No começo podem aparecer certas dificuldades devido as dobras que devem ser feitas antes de inserir, no entanto, ao se adaptar, não se sente mais nada (eu mesma muitas vezes até esqueço que estou usando). 

Vendas e infos nos sites: 

Fleurity 

Inciclo

  1. Absorvente de pano 

O absorvente de pano funciona igualmente a um absorvente externo. É reutilizável, respirável e possui camadas de tecidos impermeáveis por dentro. Para lavar é simples: deixar de molho em água fria, lavar (preferencialmente a mão embora tenha alguns fabricantes que permitem lavar na máquina) e deixar secar naturalmente. O ideal seria ter três absorventes de pano, assim, enquanto um estivesse lavando, outros dois poderiam ser utilizados. 

Eu comprei os meus através da marca Com Amor Florinda que possui uma loja online cheia de produtos naturais maravilhosos! Embora os absorventes não estejam em estoque no momento, costumam repor de acordo com a demanda. Abaixo os links:

Loja Online Com Amor Florinda

Instagram Com Amor Florinda

Há também vendas na loja online da marca Korui. Links:

Loja Online Korui

Instagram Korui

  1. Calcinha Absorvente

As calcinhas absorventes são reutilizáveis, respiráveis e anti bactérias. Podem ser lavadas na máquina, são práticas e não emanam odores ao longo do dia. Aqui no Brasil há vendas através das marcas Pantys e Korui (nesta marca também há coletores e absorventes de pano).

Loja Online Pantys

Instagram Pantys

Loja Online Korui

Instagram Korui

 

Ps: quem tiver mais dicas de lugares que vendam podem mandar mensagem que atualizamos o post (;

Espero muito que tenham gostado do post e não se esqueçam de usar a tag #blogcariocando nas redes sociais ❤ Até mais!