É muito comum que no meio de uma semana pesada e exaustiva, a gente se pegue numa imersão de pensamentos negativos e pessimistas, em decorrência de todo o estresse da rotina. É claro que todo mundo tem dias que não acorda muito bem, ou teve algo que não saiu exatamente como o planejado, mas, acredite, com atitudes simples é possível reduzir a absorção de negatividade e praticar o desenvolvimento de um pensamento mais positivo e otimista que tanto gostaríamos de ter. O Mindfulness surgiu como uma forma de meditação que foca sua energia e atenção na respiração, nas sensações do corpo e no relaxamento da mente. Nesse estilo de meditação, você não deve se preocupar em “esvaziar a mente”, simplesmente deve deixar os pensamentos passarem por ela, sem os rotular como “bons” ou “ruins”.

Positive The Moment GIF by Sherchle - Find & Share on GIPHY

Essa tática ensina que não devemos deixar que nossas vidas se desloquem no modo automático, mas sim, que a gente possa perceber o momento presente e entender sua importância. Estar consciente do lugar por onde passamos, as pessoas que passam por nós e o que estamos indo fazer naquele instante. Meditar é treinar a nossa mente para estar no aqui/agora. Não importa se daqui a 10 minutos você precise tomar banho ou terminar um relatório importante. Ela serve justamente para aprender a lidar com momentos como este, que podem estar tanto no passado, quanto no futuro. Pra meditar você não precisa estar sentado, parado e com a coluna ereta – é bom que pratique também, mas não é só isso. Parar pra apreciar o presente por 5 minutos já pode ser bastante desafiador para muitos de nós (com certeza é, por isso é um ótimo começo!).

 

Ideias para por em prática:

  1. Aceite e aprecie o fluxo das coisas:

Tenha em mente que aceitar é diferente de se acomodar. Existem momentos pelos quais precisamos passar por uma questão de crescimento pessoal e amadurecimento. Lute pelas coisas às quais é possível mudar naquele instante, caso contrário, aceite, extraia aprendizado disso e seja grato pela oportunidade de aprender.

  1. Gratidão

Durante o trajeto para o trabalho, para a faculdade, na consciência de seus atos, de seus ganhos, de seus caminhos: seja grato. Existem muitas pequenas coisas que possuímos e não damos conta do quão são ou foram importantes para a nossa evolução. Devemos sempre ser cientes sobre nossos ganhos diários, sobre amor, aprendizado e energia adquirida.

  1. Domínio da mente

Sem esse tópico, fica muuuuuito mais difícil por em prática os que foram citados antes. É com o controle sobre nossos pensamentos que desenvolvemos a capacidade de escolher os caminhos de nossos pensamentos. Para treinar, medite.

  1. Autoconhecimento

Antes de procurar a solução para qualquer problema, é necessário que saibamos identificar suas causas. Descubra as coisas que mais te causam estresse, inquietação ou angústia, encontre uma forma de mudar, adaptar ou reduzir essas práticas. O resultado é incrível!

  1. Sustente sua energia

Não é difícil notar o quanto o fluxo de energia é algo presente em nossas vidas o tempo todo. Se o assunto é agradável e alegre, a energia é positiva e todos ao redor se mantém positivos. Se o assunto é triste, desanimado ou desagradável, a maioria absorve aquela energia negativa. Sustentar sua energia, significa fazer o máximo para não absorver a negatividade do ambiente e reverter, mesmo que minimamente, a situação. Isso fará um bem imenso à você e a todos que estiverem por perto.

  1. Entender a imperfeição

É necessário que a gente entenda que seres humanos não são perfeitos, e que nós, como seres humanos, erramos sempre. É preciso oferecer sempre o melhor que possuímos, sem fazer disso um desgaste emocional e psíquico. Se cobrar é importante, mas se desgastar é prejudicial. Mostre sempre interesse em desempenhar suas tarefas da melhor maneira possível, mas entendendo seus limites.

  1. Exteriorize positividade

Estimular o otimismo nas pessoas e expressar positividade, são atitudes extremamente cativantes para si e para o próximo. Muitas vezes as pessoas deixam de ser gentis e educadas porque não têm contato com pessoas que se expressam positivamente. Cumprimente as pessoas, sorria para elas, elogia quando observar algo bonito, escreva pequenos recados, mude o dia de alguém e observe o que há de melhor a ser feito hoje, amanhã e sempre.