Oi, gente!

Como muitos já devem ter notado, o Vichy veio para estampar o tão aguardado verão e está marcando presença em diversas coleções nas lojas. A estampa foi hit dos anos 50, década do auge do estilo pin up, e voltou com tudo esse ano para dar um up nas produções da estação mais aguardada do ano.

A padronagem em xadrez surgiu, a princípio, como um tecido listrado chamado Gingham (significa listras na língua nativa da Malásia) importado da Índia para a Europa no século XVIII. Quando a Inglaterra passou a produzir o material na cidade de Manchester, através de moinhos, o desenho ganhou o formato quadriculado que conhecemos. O nome Vichy foi derivado da cidade francesa, reconhecida por sua grande produção do tecido.

O Vichy era produzido e utilizado em cortinas, toalhas de mesa e estofamentos em meados do séc. XVIII. Porém, na década de 40, com a chegada da Grande Depressão e da Segunda Guerra Mundial, houve uma necessidade de racionamento de gastos e o Vichy, como era um tecido de algodão durável e barato, passou a ser muito utilizado como vestimenta na época e até virou um símbolo do patriotismo americano.

Foi em 1939 que o tecido estampado ganhou notoriedade mundo a fora, devido ao lançamento do filme O Magico de Oz, do qual a personagem principal Dorothy, interpretada pela atriz Judy Garland, usou um vestido em Vichy azul e branco.

 

A estampa esteve fortemente presente ao longo da década de 40 e trazia consigo um fardo dos tempos difíceis do passado. Foi na década de 50 que esse quadro mudou e a estampa passou a significar glamour e sofisticação. A tendência foi consolidada nos looks da atriz de cinema Brigitte Bardot que na época usou o Vichy em diversos looks do seu dia a dia, filmes e inclusive em seu vestido de casamento com o ator Jacques Charrier.

Atualmente, o tecido estampado está presente em diversas coleções da área da moda e é utilizado em roupas, acessórios como sapatos e bolsas, e objetos de decoração. Os quadrados do desenho podem ter dimensões diferentes, sendo alguns bem espaçados entre si e outros mais juntos, dando um efeito de ilusão de ótica. As cores são mais do que bem vindas e engana-se quem acha que a estampa se limita ao preto e branco! Vale super a pena arriscar e trabalhar diferentes combinações uma vez que o Vichy atende diversos estilos e é peça certa no guarda roupa pro verão!

Vamos dar uma olhada em algumas ideias de looks?

 

E por hoje é só! Espero que possam adotar um pouco do Vichy ao estilo de vocês e, quando isso acontecer, não esqueçam de registrar e usar a tag #blogcariocando no Instagram. Ficaremos de olho! (;

Até mais!