Oi, gente!

O post de hoje é de utilidade pública pra quem curte viajar e quer economizar na estadia. Provavelmente você já ouviu falar dele, o AIRBNB é um site de reservas de acomodações onde proprietários anunciam seus espaços livres. É uma ótima alternativa pra quem busca gastar menos ou pra quem vai precisar de um lugar com mais comodidade pra chamar de casa durante a próxima viagem.
Eu já usei o site algumas vezes e já passei perrengue por falta de atenção haha Então resolvi fazer esse post pra passar pra vocês algumas dicas básicas sobre como usar o serviço.

1- Seja um perfil verificado! Quando você se cadastra no site existem algumas informações que são pedidas em seu perfil para que você seja verificado. São informações básicas como e-mail, número de telefone e documento de identidade. Quanto mais informações você verificar, mais confiável vai parecer para um proprietário. Esses dados não são expostos no perfil e só serão fornecidas caso tenha uma reserva confirmada com algum anfitrião. A lógica também vale para o contrário, sempre veja o perfil do anunciante da reserva!

2- Faça uma wishlist! Quando estiver pesquisando espaços no site é possível criar a sua própria wishlist e salvar os que mais gostou, assim fica mais fácil comparar e escolher.

3- Preste atenção nos detalhes, tipo MUITA atenção mesmo. Lembram dos perrengues que falei? Então, dá primeira vez que eu usei o AIRBNB acabei alugando sem querer um quarto no apartamento de um cara pensando que estava alugando o apartamento inteiro. Imagina a surpresa quando eu cheguei lá haha No início foi meio estranho, mas no final deu uma boa história e eu me acostumei com esse tipo de acomodação que é tão comum lá fora.
Revise tudo antes de fechar qualquer coisa e não esqueça de olhar os comentários deixados por quem já reservou o lugar antes.

4- Negocie! Antes de realizar uma reserva é possível falar com o anfitrião. Dessa forma você pode pedir informações extras sobre a acomodação e se quiser, tentar negociar o valor. Caso ele aceite fazer um preço mais baixo pela reserva ele poderá te enviar uma “Oferta Especial” e tudo será fechado no próprio site. É super válido principalmente pra quem pretende alugar por um tempo mais longo, como pelo tempo de um intercâmbio por exemplo.

5- Depois de escolhido, saiba como funcionam as formas de pagamento. No Brasil você pode realizar o pagamento usando cartão de crédito ou boleto bancário. No caso de estadias de longa duração com mais de 28 noites, a reserva só poderá ser feita com cartão e o valor do primeiro mês deverá ser pago no momento da reserva, sendo o restante debitado a cada mês no mesmo cartão.

Bom, por hoje é isso! Espero ter ajudado e esclarecido algumas dúvidas, agora é só se jogar na próxima trip :)