Os anos passam, surgem novos memes e as perguntas persistem: qual música que Compadre Washington realmente estava ouvindo nesse icônico registro? No que ele estava pensando? Será que a vida amorosa tava confusa na época? Ou ele era tão sagaz que já sabia que um dia o Conde Drácula seria presidente do Brasil?

Bem, pensei numas hipóteses aqui. Vejam se faz sentido.

Good Morning – The Great Start

O ainda desconhecido duo australiano Good Morning, formado por Stefan Blair e Liam Parsons, reflete sobre os rumos da vida nessa música que tá no EP Glory, lançado em 2006. Guitarra e baixo se juntam pra te levar a uma viagem melódica e quase dengosa de uma maneira não muito diferente que o Mac DeMarco faz em suas músicas mais lentas.

Rubel – Quando Bate Aquela Saudade

Essa esmagadora declaração de amor do Rubel, que veio ao mundo no álbum Pearl (2013), já arrancou lágrimas, sorrisos, abraços, beijos e outras declarações em meio Brasil afora. É muito fácil se imaginar declarando a canção pro mozão, aquele olho no olho bacana, bem cena de filme mesmo. Mas no busão dá só pra imaginar, mesmo.

Tim Maia – Ela Partiu

Essa música dispensa apresentação. Ela partiu, nunca mais voltou, sumiu e aí bateu. Só resta mesmo encostar a cabeça na janela do ônibus e torcer pra não passar do ponto.

Zoë Keating – Frozen Angels

É um risco muito alto chutar essa música como possibilidade, mas assim que vocês terminarem de ouvir vocês vão entender. A americana Zoë Keating toca violoncelo e com a ajuda de um laptop controlado pelos pés (!!!) elabora umas músicas cabulosíssimas, belamente orquestradas e que te levam a lugares que você nunca imaginou que existissem dentro da sua cabeça. “Frozen Angels”, que tá no álbum One Cello x 16: Natoma (2005), é uma catarse.

The National – Wasp Nest

Nem só de bad vive o homem – eis uma das maiores verdades, graças a Deus! A melodia bonitinha da música, que conta até com uma camada sinos de Natal que a cruza por inteira, aconchega a voz arrastada e quase bêbada do cantor Matt Berninger e o resultado é uma das mais contidamente apaixonadas canções da banda americana, que tá no álbum Cherry Tree (2004).

Jorge Ben Jor – O Telefone Tocou Novamente

“O telefone tocou novamente / Fui atender e não era o meu amor / Será que ela ainda está muito zangada comigo?” Quem nunca, não é mesmo? Entre a passada de uma música pra outra, cada nova vibrada do celular dá a esperança de ser mensagem de mozão vindo falar contigo pra resolver os mal entendidos. Jorge Ben Jor mostrando que está sempre atento aos pequenos detalhes.

Bonobo – Black Sands

Tava batendo um papo sobre o Bonobo outro dia com um amigo e ele me disse que“Black Sands”, do álbum homônimo lançado em 2013, o deixava na bad. Fiquei feliz por saber que eu não estava sozinho. A faixa é linda por natureza, mas igualmente triste. Ela termina o álbum deixando uma sensação meio trágica de incompletude e de fim. Novamente: ouça com moderação.

Carne Doce – Eu te Odeio

A banda goiana liderada por Salma Jô veio forte no segundo álbum, Princesa (2016). “Eu Te Odeio” virou a música queridinha dos fãs, que a cantora faz questão de pedir que a acompanhem na cantoria durante a execução no show. Uma música tão linda, pessoal, íntima e poética quanto seu clipe. Dá só uma olhada:

Coldplay – The Scientist

Basta a primeira nota, a primeira teclada que Chris Martin dá no piano logo no primeiro segundo de música, para desencadear uma série de emoções e memórias. “The Scientist” se consolidou como um dos maiores clássicos da banda e uma das canções mais marcantes dos anos 2000. O clipe, então? Vários feelings. A vida é isso e Compadre Washington sabe: ninguém disse que ia ser fácil.

Os Mutantes – Ando Meio Desligado

Aí de repente eu tô divagando loucamente aqui, bolando vários roteiros de filme, quando na verdade o cara só tava desligado, mesmo. Ouvindo Rita Lee cantando enquanto tá pensando no contatinho do Tinder, com uma leve crise de insegurança, mas nada muito intenso, bem de boas mesmo. Acontece também, claro.

 

E você? Tem algum chute? Quais as músicas você ouve se imaginando num clipe, encostando a cabeça na janela enquanto chove? Manda aí, divide com a gente.