16196744_1234697826566834_965910646_o

Nessas férias de Janeiro eu fui visitar minhas raízes Pernambucanas em Porto de Galinhas, pertinho de Recife. E que viagem gostosa viu. Minha mãe nasceu em Recife e boa parte da minha família veio de lá. Já é de se esperar que quando o assunto é Nordeste eu seja suspeita para falar. Amo demais. A comida, o sotaque, o mar com água transparente e quentinha, as paisagens incríveis de coqueiros sem fim, tudo me inspira. Já fui para Pernambuco algumas vezes e é engraçado, porque toda vez que eu chego fico com uma sensação muito boa, sensação de pertencimento sabe. É muito bom estar no cenário de tantas histórias que eu escuto meu avô contar desde pequenininha.

Passei cinco dias nesse paraíso e voltei cheia de dicas para compartilhar com vocês. Por isso vou dividir em 3 posts, para ficar tudo bem explicadinho. Nesse vou falar um pouco sobre a cidade em si, quando ir, e onde ficar.

Porto de Galinhas fica localizada em Ipojuca, município de Pernambuco. Saindo de Recife, a viagem de carro dura cerca de 45 minutos. Nós alugamos um carro e já saímos do avião direto pra Porto. O caminho é super fácil e sinalizado, dá pra ir seguindo as placas tranquilamente. Chegando lá o que você vai encontrar é uma vila cercada de praias lindas, com inúmeras opções de pousadas, bugres andando de um lado para o outro e um centrinho com lojas de artesanato local. Puro amor.

16251103_1234698039900146_1801377198_o

Quando ir:

A estação chuvosa da região vai de Abril a Julho e o período mais seco acontece entre Outubro e Dezembro. Eu fui na segunda semana de Janeiro e foi ótimo, dos 5 dias que fiquei lá só um choveu, e mesmo assim pouco. Aproveitei para visitar a família em recife. Outra questão para ficar de olho quando estiver planejando a sua viagem são as marés. A maioria dos passeios na região depende das marés e só é possível ver as piscinas naturais em maré baixa.  Sugiro olhar o calendário da lua e marcar sua viagem nas luas cheias ou novas, que é quando a maré fica baixa.

Onde ficar:

Como eu disse antes, Porto de Galinhas é uma Vila. O centro é a parte principal, e é onde você encontrará a grande maioria dos restaurantes da região, entre outras facilidades como bancos e mercadinhos. Lá é também onde está localizada a praia de Porto de Galinhas. Ela fica geralmente mais cheia pela localização central e por ser o local de saída do passeio mais famoso, a jangada para as piscinas naturais. Recomendo ficar próximo do centro, pela facilidade de ter tudo perto, mas também não é algo fundamental, principalmente se você estiver de carro.

Eu fiquei um pouquinho mais distante, na Pousada Iandê. A pousada ficava a 15 minutos do centro e de dia era tranquilo ir caminhando pela praia. À noite a melhor opção mesmo era ir de carro ou chamar um táxi. O atendimento da pousada é surreal, com direito a ter o dono todos os dias recepcionando os hospedes no café da manhã com pão francês quentinho. E falando em café da manhã, não sei nem expressar os meus sentimentos sobre o de lá. Churros, sonho, tapioca, bolos, pão de queijo… Tudo fresquinho e feito na casa, super recomendo.

No próximo post eu vou falar um pouquinho mais sobre as praias, os principais passeios e os melhores lugares pra comer. Espero que gostem. Até :)