Viajar para Londres em si já é algo incrível, mas que tal tirar uns diazinhos da sua viagem para estudar sobre moda numa das maiores universidades de arte e design do mundo, bombar o currículo e ainda conhecer um monte de pessoas interessantes? Assim foi a minha experiência na University of The Arts London (UAL).

london big ben londres london eye

Sobre Londres, moda e a UAL:

Londres é de fato um dos centros de grande importância no cenário criativo atual, principalmente quando se fala de moda, gerando influências para o mundo todo. A cidade respira arte e moda, nas ruas é fácil observar pessoas com os estilos mais inusitados, lá o legal é ser diferente, ter o seu próprio estilo e se expressar. A UAL faz parte desse cenário, sendo uma das instituições mais renomadas do mundo nesse quesito. Por ela já passaram nomes como Alexander McQueen, Stella McCartney e Jimmy Choo.

A UAL é na verdade a junção de 6 faculdades de renome mundial, todas ligadas a criatividade, moda, arte, comunicação, design e artes performáticas. São elas Camberwell College of Arts, Central Saint Martins, Chelsea College of Arts, London College of Communication, London College of Fashion e Wimbledon College of Arts. O mais legal é que além da graduação, todas disponibilizam opções de “short courses”, cursos de curta duração que geralmente tem início no verão.

Resultado de imagem para ual london

Minha experiência:

Conheci a universidade por indicação de uma amiga que já havia feito alguns cursos lá e me deu várias dicas. Entrei no site da UAL e por lá resolvi tudo, inclusive a inscrição e o pagamento, feito com cartão de crédito. Ele é todo em inglês, mas é fácil navegar e encontrar todas as informações necessárias. Na parte de “short courses” você pode pesquisar os cursos ligados ao que você quer aprender, o difícil é escolher, são tantas opções legais que é fácil ficar na dúvida.

Acabei escolhendo 2 cursos, Fashion PR and Marketing e Fashion Media Workshop, sendo os dois oferecidos pela London College of Fashion e com duração de 3 dias cada. Tudo ocorreu perfeitamente, os cursos acrescentaram muito e me deram uma visão diferente de como funciona o universo da moda lá fora. Além disso, os professores foram ótimos e super pacientes com estrangeiros sem uma total proficiência do inglês, até porque a maioria dos alunos eram estrangeiros, o que foi muito legal por ter contato com pessoas do mundo todo.

15292671_1176310509072233_581115640_o 15218184_1176310475738903_539150298_n

Considerações finais e outras dicas:

  • A universidade tem vários campus espalhados por Londres, mesmo sendo da mesma faculdade os cursos que fiz eram em lugares diferentes, é bom prestar atenção nisso pra não acabar se confundindo.
  • No final de cada curso você recebe um certificado. O problema é que nele não é especificado o número de horas de duração, isso fez com que eu não conseguisse contabilizar horas complementares na faculdade. Pra quem tem o interesse de fazer e ganhar essas horas recomendo que ainda em Londres procure conseguir algum certificado que indique a duração do curso.
  • A faixa etária dos cursos é em sua maioria para maiores de 18 anos, mas existem alguns cursos específicos para pessoas a partir de 16 anos.

Confesso que esse post me deu uma vontade enorme de voltar pra Londres e fazer mais um dos mil cursos incríveis que tem lá. Quem sabe fotografia de street style ou design de moda pra iniciantes haha. Bora?