Férias, inverno, tempo meio duvisoso -ora frio, ora sol-, e grabde dúvida: o que fazer com esse tempo livre? O Rio de Janeiro tem lugares deliciosos e dentro do orçamento estudantil para vistar! Região dos Lagos é legal, mas que tal algo com a cara do inverno?

Fizemos uma lista de lugares bacanas para você conhecer nessas férias! Agora é só escolher uma das opções, juntar os amigos e curtir! Confere aqui nossas dicas!

1.Itaipava e arredores

Itaipava é um distrito de Petrópolis, na região serrana do Rio. A cada inverno o lugar se torna mais atrativo tanto pelo clima gostoso de serra tão pertinho da cidade maravilhosa, quanto pelo seu ponto forte na gastronomia. E nada melhor do que comer bem no inverno, né?!

O Deck Itaipava, Bordeaux, Bendito Armazém e Empório Maria Maria são algumas das opções gastronômicas que valem a pena na região. Além disso, Petrópolis é literalmente do lado e tem alguns atrativos como a Cervejaria Bohemia, que é um passeio ótimo pra quem gosta de cerveja. A Pousada Paraíso fica a cerca de 25 minutos do centro de Itaipava e foi muito indicada, principalmente pelo contato com a natureza que faz do lugar um verdadeiro paraíso.

Itaipava fica a 94 km do Rio, cerca de uma hora e meia de carro.

2.Nova Friburgo

Pra quem gosta de sentir o inverno na pele, Nova Friburgo é o destino perfeito. O município do Rio que já registrou as menores temperaturas do Brasil, esse inverno chegou a marcar 3,6°C.

A cidade em si é uma delícia pra curtir o friozinho e conta com boas opções gastronômicas e de hospedagem. Um restaurante bem indicado é o Bräun & Bräun, que serve comida alemã e conta com cerca de 300 marcas de cerveja. Além disso, a cidade também tem muitos atrativos pra quem curte contato com a natureza.

O Parque Estadual dos Três Picos têm trilhas, cachoeiras e área para acampar. A cerca de 25 minutos do centro fica Lumiar, um distrito de Nova Friburgo com ar mais calmo e perfeito pra relaxar rodeado de natureza. Friburgo fica mais ou menos 2 horas de carro saindo do Rio.

3.Costa Verde – Angra dos Reis, Ilha Grande e Paraty

Praia no inverno SIM! A região da Costa Verde é uma faixa que vai do litoral sul do Rio de Janeiro até São Paulo e o inverno é uma das melhores épocas pra ir. Isso porque costuma ser uma região chuvosa e no inverno é quando essas chuvas diminuem e a temperatura fica mais amena. Angra dos Reis, Paraty e Ilha Grande são alguns dos destinos que chamam a atenção, principalmente pela cor do mar. Para quem procura um lugar mais simples em contato com a natureza, Ilha Grande é Perfeito. Paraty é uma cidade histórica muito delícia e cheia de opções gastronômicas ótimas. Em qualquer um deles não deixe de fazer os passeios de barco, que são o forte da região e levam a lugares paradisíacos como a Lagoa Azul e a Lagoa Verde. Super vale a pena!

4.Cachoeiras de Macacu

Cachoeiras de Macacu é um município do estado do Rio de Janeiro famoso pelas cachoeiras de água cristalina. Destino perfeito pra quem busca contato com a natureza e encara numa boa água fria de cachoeira até no inverno. A trilha 7 quedas é a mais famosa, no caminho você vai encontrar alguns poços e pequenas cachoeiras até chegar a principal que dá nome a trilha, cada canto mais lindo que o outro. Para comer na cidade procure a pizzaria Armazém in Cena ou o restaurante de petiscos Rangel’s Defumados.

Cachoeiras fica a cerca de 1 hora e meia saindo do Rio.

5.Caldas Novas

Esse destino fica mais longe do Rio que os anteriores, mas tem um espaço guardado no meu coração. Caldas Novas fica no estado de Goiás e é famoso pelas fontes de água naturalmente quente, um atrativo no inverno. Nessa época faz sol, não chove e tem temperaturas mais amenas. O lugar mais famoso de lá e em minha opinião o melhor para ficar é o Rio Quente Resorts. O hotel conta com atrativos pra toda a família, eu já passei férias lá com várias idades diferentes e nenhuma vez deixou a desejar. Curtir as piscinas de água quente e o parque aquático de dia, aproveitar os barzinhos e shows durante a noite. A viagem de ônibus saindo do Rio chega a quase 20 horas, a boa é ir de avião até São Paulo e pegar um voo direto pra lá. Outra opção é ir de carro parando pelo caminho como parte da viagem, já fui dessa forma e foi ótimo!

Já foi em algum desses lugares ou sabe um lugarzinho especial pra essa época do ano? Deixa sua dica nos comentários!!

Até a próxima trip :)