Olá, queridos e belos leitores do Blog Cariocando,

Não que eu seja mega curioso ou queria usar os serviços de vocês, mas vocês me permitem fazer uma pergunta já fazendo? Vocês sabem pintar bem uma parede? Bom, ultimamente eu tenho tido a vontade de aprender a fazer coisas básicas que eu nunca tinha tentado fazer ou nunca tinha feito bem, como lavar bem uma roupa na máquina de lavar. Lembram deste post? Me ajudou bastante!

Hoje a minha questão foi sobre pintar paredes, porque eu mesmo não sabia fazer isso direito e fui me aventurar pintando meu quarto de branco. Eu estou usando fatos cotidianos para inspirar postagens aqui no blog? Sim, estou. Vamos ao que interessa:

ANTES DE COMEÇAR:

Não se esqueça de segui à risca essas dicas. Eu mesmo esqueci de algumas e não foi legal.

  1. Obtenha as ferramentas e suprimentos que você precisa com antecedência: pincel, rolo de pintura, fita durex, bandeja para a tinta, e claro, a própria tinta! Se você estiver em dúvida sobre qual escolher, tem um post lindo sobre isso aqui!
  2. Remova ou cubra todos os objetos possíveis do quarto a ser pintado. Incluindo maçanetas, interruptores, detectores de fumaça, campainhas…basicamente tudo que você não deseja pintar.
  3. Prepare as superfícies a serem pintadas. Elas devem estar completamente livres de poeira, teias de aranha, etc, e também completamente secas. Passe uma esponja limpa sobre as paredes; se ao terminar, a esponja ainda estiver limpa, então as paredes estão livres de sujeira. Se houver tinta descamada, as paredes deverão ser raspadas com uma escova de metal ou uma ferramenta de raspagem de tinta. Caso contrário, sua nova pintura também irá, em breve, começar a descamar.
  4. Coloque fita crepe nas bordas das áreas que não serão pintadas (armários, janelas, painel de madeira, rodapé, teto, etc).
  5. Proteja o piso, certificando-se de que toda a área na zona de perigo esteja completamente coberta. Papelão e jornal são boas opções.
  6. Decida o que você vai pintar. Todas as paredes que você deseja pintar na mesma cor terão, provavelmente, que ser pintadas ao mesmo tempo. As cores da tinta podem perder a intensidade com o tempo, especialmente quando expostas à luz solar.
  7. Escolha a roupa mais velhinha que tiver ou aquele que você não é muito apegada, porque vai sujar em algum momento. Vai ficar feio na hora de fazer a foto pro insta? Não, não vai.

Household painting paint sway householdmpls

PINTANDO:

Já postou sua foto? Já colocou no Twiiter que tá pintando a parede? Então se liga que a coisa vai ficar séria. Até então foi tudo uma preparação pro grande momento e a hora de acertar é agora.

  1. Despeje a tinta na bandeja e misture com a quantidade ideal de água. Essas informações estão descritas na lata de tinta.
  2. Passe bem o rolo na bandeja para cobrir todos os lados deixando o rolo todo na cor escolhida.. Utilize a parte inferior da bandeja para forçar o rolo a rolar, se necessário. E cuidado pra não sujar o rolo em si.
  3. Para evitar que a tinta fique em excesso, gire-o na borda da bandeja para tirar o excesso.
  4. Espalhe a tinta sobre a parede. Só não vá muito rápido não, senão  fará com que a tinta respingue para todos os lados. Evite deixar que o rolo fique muito seco para não ter uma camada de tinta cheia de falhas.
  5. Não se preocupe em alcançar todos os cantinhos da parede com o rolo, isso pode ser feito com um pincel.
  6. Tente seguir o mesmo movimento na hora de passar o rolo. Nada de ficar fazendo desenho na parede. Pintar é coisa séria. Ouvi dizer que pintar em W é uma boa.
  7. Aplique quantas camadas for preciso para tornar a superfície bonita. Tintas de melhor qualidade, muitas vezes, requerem menos camadas de tinta para obter um cor uniforme.

Agora é só esperar secar, tirar a fita adesiva e arrumar os móveis no lugar! Aliás, se você quiser que a tinta seque mais rápido, é melhor fazer em um dia com o tempo menos úmido. Espero que esse post seja útil em algum momento da vida de vocês (tenho quase certeza que será e vocês vão lembrar de mim).

Abraços e até o próximo post,

Vitor José