Hoje eu vou fazer um post um pouquinho diferente. Depois de falar tanto sobre feminismo e as pautas que nos cercam, acho que tá na hora de uma descontraída… mas sem perder o foco! Então vamos lá: se você, assim como eu, tá cansada de ver apenas o protagonismo masculino dentro do meio artístico e cultural, então esse evento com certeza vai te agradar. Essa semana eu conversei com a Isabela Nóbrega, do coletivo Arteiras, e ela me falou um pouquinho sobre o Coletivo e sobre um evento incrível que elas estão promovendo!

O Arteiras é um coletivo feminista e independente que foi criado em junho desse ano, e é voltado para a ocupação de espaços por mulheres, com o objetivo de produzir arte e fomentar o trabalho dessas artistas em diversas áreas. O Arteiras surgiu a partir da escassez de espaços seguros para mulheres artistas desenvolverem e explorarem seus trabalhos e do incômodo que isso causa. A missão delas é estimular o empoderamento feminino, divulgando o trabalho artístico de mulheres e gerando uma rede que proporcione espaços de criação e demanda de arte feminina.

A equipe do Arteiras conta com nove incríveis moças, a maioria delas artistas ou apreciadora: a Isabela é publicitária, a Cecília Carvalho é produtora de cinema e a Isadora Giesta cursa direção teatral, por exemplo. Cada uma das integrantes tem adicionado ao Arteiras as experiências diversas que obtiveram em outros lugares, compondo um espaço plural e diversificado.

Esse vai ser o segundo evento produzido por essas minas incríveis. O primeiro aconteceu em julho e nele foram exibidos seis curtas metragens escritos, dirigidos e produzidos por mulheres e três artistas plásticas. O sucesso desse primeiro evento incentivou a criação desse novo evento, que vai acontecer NESSE DOMINGO, dia 13 de novembro, no Tempo Glauber (em Botafogo) e que vai ter uma pegada mais urbana, contando com a participação de tatuadoras, DJs, performers, projeções e exposições. O evento também vai contar com comidinhas, inclusive veganas, e bebidinhas.

15000655_670711386425310_7135545557137598657_o

Se você quiser saber um pouco mais sobre as minas que estarão apresentando seus trabalhos nesse evento lindo, é só conferir o evento no facebook e se quiser acompanhar esse time de mulheres maravilhosas na sua missão de promover empoderamento feminino através da arte, curta a página do Arteiras no facebook.