Olá, queridos e belos leitores do Blog Cariocando.

O assunto que trago para vocês hoje surgiu de uma inocente zapeada pelos canais da televisão. Essa mania de ficar trocando de canal distraidamente me fez cair no Cartoon Network em um desenho chamado ‘Irmão do Jorel’. Sem entender muito bem o que estava acontecendo eis que fico sabendo, graças a minha querida irmã –obrigado, Juliana– , que o desenho foi criado por um brasileiro, Juliana Enrico, e está fazendo o maior sucesso. A curiosidade sobre o assunto foi tão forte que adivinha o que eu  fui fazer depois disso? Exatamente o que estou fazendo agora, escrevendo sobre o assunto para vocês.

Das animações digitais às tradicionais, passando pelo stop-motion, dando um pulo pelas animações de areia e tantas outras técnicas, é literalmente visível perceber que a indústria de animação brasileira têm muito a oferecer está cheia de artistas incríveis. Alguns mais comerciais, outros menos, alguns são bem curtinhos e outros são enormes, mas o que importa é a grandiosidade dessa área e as milhares de coisas boas que são produzidas.

Image result for o menin e o mundo

Dentre os grandes nomes conhecidos mundo afora pelo trabalho de animação não podemos não falar de Alê Abreu e o sucesso de O Menino e o Mundo,  Carlos Saldanha, diretor de A Era no Gelo e Rio, Renato dos Anjos, chefe de animação dos estúdios Disney, Cláudio Oliveira, brasileiro responsável por animar os movimentos dos personagens de “Divertida Mente” e tantos outros como Marcos Magalhães, Otto Guerra e Ennio Torres. A lista é imensa! Os não tão famosos também têm seu espaço. Além de diversas mostras e concursos o Brasil tem um dos maiores e mais importantes festivais de animação do mundo, o Anima Mundi.

O Anima Mundi começou em 1993 apenas como um festival que buscava fortalecer a indústria de animação no Brasil e hoje se tornou uma instituição que desenvolve palestras, cursos, debates e mais um milhão de coisas dentro desse universo. Aliás, queridos leitores, vocês estão ligados que o Festival Anima Mundi está se aproximando, certo? No Rio de Janeiro será entre os dias 25 e 30 de outubro pelo Centro da Cidade e com exibições em 7 locais diferentes pela cidade do Rio. Já em São Paulo entre os dias 2 e 6 de novembro na Cinemateca Brasileira, no Cine Belas Artes, Senac Lapa Scipião e Circuito SP Cine. Não vão deixar de ir e usar a #blogcariocando, certo?

Image result for anima mundi festival 2016

Espero que depois desse post vocês tenham despertado um pouco do interesse no maravilhoso mundo das animações brasileiras. Caso não, pelo menos estão sabendo legal sobre o assunto e já podem tirar onda com a galera de design.

Até o próximo post!