Olá, queridos leitores do Blog Cariocando.

Vocês devem estar se perguntando: mais um post sobre plantas em apartamento? Pos é, recebemos um feedback tão positivo, que decidimos dar um pouquinho mais de atenção pra esse assunto. Pra quem pegou o bonde andando e ainda não conferiu os outros dois posts (aqui e aqui), relaxa que a gente vai recapitular um pouquinho do assunto.

Esse post é especialmente para quem quer ter um espaço verde em casa, mas não tem ideia de qual amiguinha escolher. Trazer para dentro de um espaço urbano, algo que nos conecte um pouco mais com a natureza, muda discretamente nosso estado de espírito. Sabe aquela sensação gostosa de entrar em um parque cheio de árvores ou em algum local cheio de plantas? Então, vamos trazer um pouco dessa sensação para nossa vida cotidiana.

Resultado de imagem para decor plantas

Antes de mais nada, precisamos entender que ter um espacinho verde bem decorado em casa vai muito além de mera imagem. Plantas são seres vivos e não meros objetos decorativos (mesmo que ajudem a embelezar nossas casas), e é por isso que é super importante escolher bem o local para posicionar o mais novo membro da casa. Quando for comprar, não deixe de conversar com o floriculturista sobre os cuidados e especificidades do que você está escolhendo.

Vantagens de se ter plantinhas em casa:
1- Algumas plantas afetam a temperatura da casa de maneira bem perceptível. Com a presença de plantas no ambiente o ar fica mais úmido e fresco.
2- Poucos sabem mas as plantas ajudam a diminuir os ruídos da rua. Se a espécie que você escolher gostar de sol em abundância experimente colocar na janela.
3- Plantas e flores renovam as energias estagnadas no local.
4- De quebra deixam sua casa apartamento bonitos.
5- Não reclamam.
6- Não latem.
7- Não soltam pêlo.
8- Ter plantas bacanas em casa e em vasos bacanas não é sinônimo de gastar muito. Lugares como a Cadeg em Benfica tem preços excelentes e uma variedade de opções. A Cobal do Humaitá e Leblon são outras duas bons lugares.

Preparei uma lista de espécies perfeitas para começar a decorar e cuidar direitinho.

As Lanças de São Jorge são ótimas escolhas pra quem precisa de uma planta super resistente. Além de ocupar pouco espaço e crescer verticalmente, elas só precisam ser irrigadas uma vez a cada duas semanas e podem ficar no interior do apartamento.

As Zamioculcas precisam de mais carinho e de água uma vez por semana. Além disso, o sol direto não é bom para ela, pode deixá-la debaixo da janela ou perto da mesa de estudos.

Resultado de imagem para Zamioculca

Não poderia faltar os famosos Cactos em vasinhos. Essa onda se popularizou e dependendo de onde você for comprar, o preço pode ser salgado pro tamanho que ele tem. Por isso é bom pesquisar bem o preço e a “cara” do cactos para escolher um saudável e bem bonito! Eles são super resistentes e práticos, regue sempre que a terra estiver secando e isso pode acontecer uma vez por semana.

Resultado de imagem para decor plantas

As Echivarias são belas e super fofas, mas os cuidados não são tão simples quanto as das demais e é por isso que eu recomendo que o próprio floricultor seja recomendado. Eu tive uma linda chamada Kairos e infelizmente eu não soube cuidar direito, por isso quando comprarem uma, cuidem muito bem e sempre fiquem de olho nos sinais. As filhas e pétalas dizem muito.

Lola.

Bom, isso é tudo. Existem milhares de outras opções, então não se prendam a essas sugestões. Explorem!

Espero que vocês tenham gostado e estejam animados para colocar um pouco mais de verde em suas vidas.

Até o próximo post!