Estamos bem informados que a indústria da moda é bastante poluente, em geral os fabricantes utilizam tecidos de origem animal, como o couro, lã e a seda, sintéticos que são criados a partir do petróleo e de origem vegetal, como o algodão. Sabemos que todas essas matérias primas ainda têm um grande impacto ambiental, mas uma nova geração de roupas sustentáveis está surgindo e junto, uma nova tecnologia que permite que você faça seu próprio tecido.

moda5

 

O que se destacou na busca de uma moda mais favorável ao meio ambiente foi a pesquisa da designer de moda Suzanne Lee, que criou um método que permite que qualquer pessoa crie seu próprio tecido em casa, utilizando apenas chá verde, açúcar, levedura e um pouco de vinagre. A ação dos fungos sobre a mistura produz camadas de celulose com o aspecto semelhante ao de um papiro, que podem ser usadas como tecido. O material ganhou o nome de BioCouture. A partir disso, Suzanne já produziu jaquetas, saias, camisas e até sapatos.

moda1

moda4

Mesmo que a maior parte dessa tecnologia ainda esteja em desenvolvimento, e talvez represente um custo elevado para o consumidor quando for colocada à venda, ainda é possível utilizar a receita disponibilizada por Suzanne Lee para criar o seu couro em casa e fazer suas próprias roupas de maneira sustentável.

Incrível, né?

Espero que tenham amado, tanto quanto eu amei.

Até a próxima.