Acredito que vocês já tenham escutado bastante sobre reciclagem e sustentabilidade, mas sobre Upcycling, já ouviram?

upcycling-zupi61

Upycling significa dar um novo (e melhor) status a algo que acabaria no lixo, é a reutilização com qualidade e originalidade dos materiais que merecem uma segunda chance. Parece esquisito, mas o conceito vem ganhando prestigio no mundo e está se tornando uma nova proposta sustentável e estilosa no mundo da moda.

O termo foi utilizado pela primeira vez em 1994, pelo empresário e ambientalista alemão Reine Pilz, mas só em 2002, no livro Cradle to Cradle: Remaking the Way we Make Things, ele ficou bastante conhecido. Os autores William McDonough e Michael Braungart afirmam que o objetivo do upcycling é evitar o desperdício de materiais extremamente úteis, reduzindo o consumo de novas matérias-­primas durante a criação de novos produtos, e reduzindo o consumo de energia, poluição do ar e da água, e as emissões de gases de efeito estufa, resultantes dos processos industriais da reciclagem, e tudo isso torna a prática ainda melhor, no ponto de vista ecológico, do que a própria reciclagem.

A Universidade London College of Fashion tem um setor que estuda o upcycling desde 2012 como uma das alternativas para o mundo da moda e ainda conta com apoio governamental. Ainda em Londres, na badalada Portobello Road, a loja From Somewhere aproveita de maiôs velhos a suéteres como matéria-prima.

Nas fotos, uma coleção desenvolvida com a marca Speedo:

FromSomewhere_speedo

Olha a transformação dessas t-shirts, que amor!

Posts_Takahashi6

A tendência também é praticada em lojas de decoração, um exemplo é a loja do designer inglês Jimmie Martin. Eles reaproveitam móveis velhos e peças antigas de decoração, algumas até mesmo descartadas há séculos por seus antigos donos, e as transformam em peças modernas. A marca foi fundada em Londres em 2004, e hoje em dia é bem requisitada por pessoas que amam uma decoração excêntrica.

upcycling-zupi5
jimmie-martin-graffiti-armoire-at-the-surrey

Gostaram da nova proposta? Eu estou amando! É bem simples e legal, até no seu dia a dia você pode adquirir o hábito de reaproveitar uma roupinha velha e dar um up, aproveitar sobras e retalhos de tecidos e fazer uma proposta bem inovadora.

Até a próxima!