Já pararam pra pensar a quantidade de coisas que existem por aí que são feitas de couro?

Sapatos, roupas, malas, bolsas e acessórios, que agora podem ganhar um novo visual: um novo material que imita couro.

tecido-couro-sintetico-cha-fermentado

Essa novidade veio através de pesquisadores da Iowa State University, nos Estados Unidos. O material é quase idêntico ao couro, é um produto sintético é produzido através da fermentação de chá.

Isso foi descoberto quando os pesquisadores, liderados pela professora Young-A Lee, estudavam subprodutos de colônias de bactérias e levedura, encontradas na kombucha, uma bebida feita a partir da fermentação de um chá riquíssimo em cafeína.

É uma película de composto de fibra de celulose que parece um gel, que uma vez recolhida e seca, dá origem a um material muito similar ao couro. Como as fibras são totalmente biodegradáveis, os produtos produzidos a partir deste material têm um ciclo de vida ainda mais sustentável.

cha-fermentado-couro-sintetico

produto-couro-sintetico-cha-fermentado

Tudo é controlado em um  laboratório, o material leva mais ou menos de três a quatro semanas para se desenvolver. Não é necessário tanto tempo para fabricar outros materiais de couro sintético, os pesquisadores acreditam que a espera para que o composto se desenvolva, seque e seja tratado, vale a pena. Eles mantém a tese de que este tecido renovável produzido a partir da celulose pode representar um futuro alternativo e mais sustentável para a moda e para a humanidade como um todo.

Legal, não é?  Tomara que esse projeto ganhe força total!

Espero que tenham gostado!