Plantas e flores são ótimas para dar cor e vida para qualquer espaço, principalmente os internos, por estarem mais afastados da natureza. Elas são um recurso muito útil para quem procura manter um contato com o exterior e trazer um pouco mais de verde para a vida cotidiana. Além disso, elas são seres vivos que trazem benefícios para a saúde, como melhorar a qualidade do ar, e criam uma ambiência alegre, fresca e agradável.

Um cômodo da casa que pode abrigar muito verde, sem duvidas, é a sala, por ser um espaço de permanência e, geralmente, possuir grandes aberturas, o que facilita a presença e o desenvolvimento das plantas. E se engana quem pensa que os vasos e plantas devem ficar apertados em cantos vazios e pequenos, elas podem ser as protagonistas do ambiente e trazer um clima muito agradável pra quem permanecer nesse espaço. Mas é importante lembrar que o tamanho da planta deve ser proporcional à escala do cômodo, para que o verde não fique sufocado e nem perdido no meio da sala.

Apesar do mito de que dormir perto de plantas prejudicaria a saúde, existem espécies que são responsáveis por proporcionar um ambiente mais propicio ao sono, já que purificam o ar e aumentam os níveis de oxigênio. Espécies como a espada-de-são-jorge, jasmim e lavanda podem aliviar a ansiedade e melhorar a qualidade do sono e da respiração. No quarto, as cabeceiras são ótimos aparadores para vasos, mas quem já não tem mais espaço nelas, pode apostar em utilizar nichos ou prateleiras para apoiar as plantas.

Cabideiro de Plantas (ACHADOS DE DECORAÇÃO):

Já na cozinha, seria interessante investir em ervas aromáticas, porém é preciso que elas fiquem localizadas próximas às janelas, pois esse tipo de planta demanda muita luz. Os banheiros também não ficam de fora, mas nesse caso, por se tratar de um ambiente mais úmido, as espécies devem ser mais resistentes a umidade e ao calor.

Morar em apartamentos e ter produtos orgânicos fresquinhos à disposição é possível. (via @IKEAUSA). Clique e veja o passo a passo para cultivar plantas, ervas e hortaliças em vasos!:

A sunny bathroom makes a great place for indoor plants.:

E quando se fala em plantas , é impossível não falar de vasos, já que eles foram uma dupla que funciona com muita harmonia. Pra quem ama espaços mais minimalistas (a.k.a a autora desse post, como vocês já devem ter percebido) é legal apostar em diferentes tamanhos e materiais de vasos, mas pra quem já tem um espaço com mais cores e texturas, recipientes mais uniformes vão se comunicar melhor com o resto do ambiente.  A disposição dos vasos vai de acordo com o mobiliário disponível em casa e, é claro, da criatividade, vale pendurar suportes de vasos no teto, alinhar fileiras de vasinhos na parede ou nos parapeitos das janelas.

De cara al invierno renueva tu casa #plantas:

**FROM LEFT** chalk sticks (*Senecio*), foxtail fern (*Asparagus densiflorus meyeri*), fruit salad plant (*Monstera deliciosa*), Boston fern (*Nephrolepis exaltata*), banana palm (*Musa acuminate*), Zanzibar gem, (*Zamioculcas zamiifolia*).:

T.D.C | The New IVY MUSE store in Prahan, Melbourne:

O que acharam?