Muitos me perguntam sobre meu tipo de cabelo e até como identificar, não sou muito de falar sobre beauty, mas de cabelo eu entendo, porque né, tenho uma plantação. Então meu primeiro post vai ser sobre nada mais nada menos que  CABELOS.

Então esse post é pra você que tem dificuldade de identificar seu tipo de cabelo. São 3 tipos com subcategorias, mas não quer dizer que no meio delas não existam outros tipos de cachos, por exemplo, eu sou 4b, mas não é o 4b exatamente, pois existem variações. Espero que o post  ajude a saber mais ou menos qual seu tipo, porque será bem mais fácil de cuidar.

O tipo 2, é na verdade o comecinho dos cachos, sendo para alguns liso e para outros cacheado. Por isso as ondas, já que os cachos não se formam completamente. O cabelo é sedoso, mas não tanto quanto o cabelo liso.Um pouco mais ressecado, porém não tanto quanto o crespo.

cabelo2a

  • No tipo 2a, a raiz é lisa com algumas ondas no comprimento às pontas.
  • Já no 2b começa a surgir algumas ondas mais marcantes, mas nada de cachos.
  • No 2c já começa a surgir os cachos, mais abertos e pouco ressecados.

O tipo 3 já tem cachos formados e definidos, e alguns mais ressecados, mais volumosos e densos, o que dificulta no cuidado. Muitos aderem a técnica No pow/Low po (em breve falarei sobre isso).

cabelo3

  • NO 3a, o “s” dos cachos já são mais perceptíveis, definidos e elásticos. São cachos naturalmente soltos, definidos e como eu disse, alguns mais ressecados e outros mais brilhosos.
  • Os 3B já são cachos menores e mais definidos. Ganham mais volume e os fios já ficam um pouco mais ásperos ao toque.
  • E por último dos 3, o 3C tem o fio mais grosso, praticamente crespo. Cachos mais apertados, normalmente um pouco mais ressecados e armam com mais facilidade.

No tipo 4, os fios são mais crespos, mais ásperos ao toque e crescem paralelamente à raiz.Sofrem mais com os danos causados por secadores, chapinhas e escova e acabam perdendo a forma mais facilmente. É bom caprichar no uso de óleos vegetais ou pomadas.

cabelo4

  • O diâmetro do 4A é menor, bem enroladinho. Retém melhor a umidade, e ao esticar a mecha ela fica em um formato de “S”.
  • 4B- Tem características muito parecidas com o 4a, porém a mecha esticada é angulosa, e fica em forma de “z”, não de “s”. É bastante ressecado, podendo encolher em até 75% do tamanho natural.
  • 4c- Parecido com o 4b, masos cachos não se formam facilmente, e dão apenas volume ao cabelo. Os fios parecem crescer para cima, e também pode encolher até 75% do tamanho natural.

Eu já li muitas coisas e algumas até me confundiram, mas o melhor que se tem a fazer é observar seu cabelo e ver qual se aproxima.